A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) sediou, nos dias 04 e 05 de novembro, a reunião do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação das Universidades Federais (CGTIC/Andifes). O encontro recebeu cerca de 40 gestores(as) de TI de instituições federais de todas as regiões, promovendo troca de experiências e alinhamento de práticas em tecnologia da informação no contexto universitário.

A programação contou com representantes da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação (SGD/MGI) que trouxeram pautas estruturantes para o ecossistema federal de TI. Marcos Moreira, Diretor de Infraestrutura Nacional de Dados, apresentou diretrizes da Política de Governança de Dados, enfatizando a padronização, integração e qualificação de dados para viabilizar serviços públicos. Luiz Augusto Fonseca Monfardini, Diretor de Gestão de Recursos de TI, abordou o projeto de grupos e diretrizes de governança no âmbito do SISP, destacando impactos diretos na atuação dos(as) servidores(as) técnico-administrativos de TI. Já Carla Pires, Coordenadora do Projeto PPSI-IFES, apresentou avanços na maturidade das IFES com o Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI).

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) participou com temas sobre serviços de comunicação, colaboração e identidade que impulsionam a transformação digital nas universidades. Encerrando o ciclo de conteúdos, o LA-BORA!gov (MGI) tratou de liderança inovadora e práticas de gestão orientadas à confiança e à geração de valor público.

“O encontro do colegiado é extremamente importante para promover o networking entre as universidades para construção de soluções em conjunto e alinhamentos que promovam o desenvolvimento das universidades federais”, enfatiza Lidiane Cristina da Silva, coordenadora do CGTIC e Superintendente de TI da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A realização do evento foi possível graças ao trabalho conjunto de diversas áreas da UFSB. Agradecemos à Coordenação do Campus Sosígenes Costa, em especial ao Setor de Apoio Administrativo e ao Setor de Operações Locais de TIC; à Seção de Transportes do CJA; e à Superintendência de TI.

A Superintendente da TI da UFSB e vice-coordenadora do CGTIC, representando a região nordeste salientou: “ao receber a reunião do CGTIC/Andifes, a UFSB consolida sua presença no cenário nacional, fortalece parcerias e amplia trocas que impactam diretamente a experiência da comunidade acadêmica.”

Por fim, o colegiado aprovou o calendário de reuniões de 2026:

14 e 15 de Abril (UFAL – Maceió/AL)
09 a 10 junho – Brasília/DF
04 a 06 agosto – WTICIFES Bento Gonçalves/RS + Plenária 07/08
24 a 27 de agosto – Fórum RNP + Reunião do SISP 28/08
10 a 11 novembro – Local a ser definido